Abençoada família esta onde nasci!

Deveria terminar um trabalho escrito, mas não tenho vontade… O meu amigo Fernando enviou-me um link para um exclente albúm e eu já estou noutra dimensão! Bem longe…!
Voltei a ter 13 ou 14 anos. Revejo-me sentada na salinha cor de rosa preparada para ficar horas a fio a ouvir música e a escrever para aliviar a alma. Só vou descansar o corpo quando o meu pai me forçar. Ele ralha-me porque forço demasiado os olhos (o olho esquerdo e os 10% do que resta ao direito).
Regressei à casa da minha infância, adolescência e início da vida adulta, em Lisboa, onde cresci e fui tão feliz! Um família de seis é sinónimo de barulho, briga, confusão, mas acima de tudo, amor, partilha, união e força. Os meus pais nunca pensaram que os quatro filhos iriam viver em quatro países diferentes. As viagens de avião, carro e comboio foram e serão muitas. Detalhe insignificante quando queremos estar perto dos que mais contam.
Dois genros estrangeiros que receberam de braços abertos e quatro línguas faladas nas reuniões familiares. Os meus pais aceitam tudo! Férias coletivas, natais em Lisboa, Paris, Londres.
Ai tempo, volta para trás! Deixa-me abraçar ainda mais forte e durante mais tempo aqueles que me deram a vida. Peço-te coragem para dizer-lhes o quanto gosto deles e como encolhe o meu coração quando sofrem e não estou por perto.
A minha mãe, excelente contadora de histórias, mulher de armas e fonte de amor e tolerância conseguiu uma proeza: a cumplicidade entre os filhos. Parece simples, mas nem sempre acontece. A distância não consegue afastar-nos porque nós somos mais resilientes.
O meu filho disse-me, um dia, que o melhor presente que eu e o pai lhe oferecemos foi a irmã. Quando ouvi esta frase senti que parte do meu dever de mãe estava cumprido. Mas o caminho é interminável e os desafios são bastantes. Enquanto há vida, há família. E eu não trocaria a minha nem por um 1.000.000.000.000……..

Filipa Moreira da Cruz

Photos : Filipa Moreira da Cruz

22 réflexions sur “Abençoada família esta onde nasci!

  1. Então, sou movido a música desde sempre e com ela vou seguindo pelos caminhos. Com a minha família original, éramos cinco e escutávamos muito tango e milonga, que meus pais adoravam. E também viver perto do Uruguai e Argentina nos proporcionou esse contato quase familiar com o castelhano. Escutar Leon é algo que me traz paz. Teu texto também me levou lá para a já muito distante infância e a saudade do pai, da mãe e do meu irmão, que partiram, e tanta falta fazem. Hoje, somos minha irmã e eu, cada um com sua família. E lá no fim da tua escrita uma frase: Se há vida, há família. Só posso dizer muito obrigado por tudo, por tanto e pela vida. Um grande abraço e um beijo no ❤️.

    Aimé par 1 personne

  2. Fui embriagado por uma ternura tão grande, mas tão grande que exala ao ler seu belo e comovente texto Filipa… que me arrancou um leve sorriso no rosto, um suspiro e a certeza de que estou no caminho certo! « Enquanto há vida, há família » e não poderia ser de outra forma… simplesmente adorei! Obrigado por partilhar alegrias… que sua noite seja iluminada! Beijo no coração

    Aimé par 1 personne

  3. Un petit bonjour du matin ou d’après midi ou du soir
    Pour te souhaiter une bonne semaine avec des mots d’amitié.
    Que ce jour ne soit que douceur et bonne humeur !
    Chaque journée qui nous est donnée à vivre est une nouvelle chance pour cultiver le bonheur !
    Alors concentre-toi sur ce qu’il y a de meilleur et mets tout le reste de côté.
    Trouver sur le net bise Bernard

    Aimé par 2 personnes

Les commentaires sont fermés.